terça-feira, 16 de outubro de 2012

Impressionismo e Modernismo - CCBB

São Paulo tem tanta coisa bacana para se fazer! Acho muito bom morar pertinho e poder desfrutar de atividades diferentes de vez em quando. Por amar arte e programas culturais, sinto-me no paraíso quando descubro certas coisas que rolam por lá.

Há pouco dias estive em uma exposição de arte que rolou no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Simplesmente sen-sa-ci-o-nal!! Ficamos quase 4 horas na fila. Eu detesto fila, mas confesso que valeu muito a pena. Ainda bem que não desistimos. 

Olha aí as informações sobre a exposição:

A exposição traz pela primeira vez ao País uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay, de Paris, e ocupa todos os espaços do CCBB. A mostra, que reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX, é dividida em módulos temáticos que apresentam as obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Henri Toulosse-Lautrec, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros mestres. 


Mas, antes de entrar na exposição, outra coisa já me encantou muito: o próprio prédio do CCBB e sua arquitetura rica. No hall de entrada, o mosaico no piso chama muito a atenção. É lindíssimo! Quem me dera ter um chão assim em casa..


Lá dentro as obras eram, além de impressionistas, impressionantes! Selecionei algumas. A primeira, de Manet, foi usada como tema da exposição:

Le Frife - Manet
Renoir sempre me agrada muito e adorei ver mais algumas das delicadas obras do artista. Abaixo está uma pintura do filho dele com sua cuidadora, Gabrielle:

Gabrielle e Jean - Renoir
E mais uma, em cores quentes:

Moças ao Piano - Renoir
As obras de Monet eram das mais belas que lá havia. Difícil escolher quais colocar aqui.

 Regatta at Argenteuil - Monet

Lago das Ninféias - Monet

A Gare Saint-Lazare - Monet
Apaixonei-me pela técnica pontilhista de Camille Pissarro. Só isso já teria valido minha viagem!

Geada - Camille Pissarro
Um quadro que me arrepiou (de verdade) foi este:

Notre Dame - Maximilien Luce
(Uma pena que as fotos não consigam expressar nem metade da beleza original destas pinturas). 

E apenas um Van Gogh participava do acervo exposto:

La Salle de Danse - Van Gogh
Outras obras que achei maravilhosas:

Edgar Degas

Nature Morte - Czanne

La Tour Eiffel - Hawkins

Le Bain - Stevens

A má notícia é que a exposição já terminou e, quem não foi, certamente perdeu uma oportunidade ímpar! A boa notícia é que, se você perdeu, já tem um ótimo motivo para visitar o Museu D'Orsay, lá em Paris!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário